quinta-feira, 28 de maio de 2015

OBMEP 2015 vem aí!

A 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2015) ocorrerá no dia 02/06, terça-feira. Novamente, todas as turmas do 6º ao 9º ano da Escola 25 de Julho participarão desse desafio que envolve alunos de todo o Brasil. 

Na OBMEP do ano passado, três alunos da escola foram premiados com o certificado de Menção Honrosa: Bianca Heckler, Vinicius Proença Fuhr e Gabriel Valansuelo Lopes Nunes.

A Escola 25 de Julho deseja "boa sorte" a todos os participantes desse ano!

Gentileza e Meio Ambiente

Dando início às atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, na última segunda-feira (25/05), a Escola 25 de Julho contou com a presença de profissionais do Centro de Educação Ambiental do Município de Ivoti (CEAMI), para uma reflexão com as turmas sobre o tema “Gentileza e Meio Ambiente”.

Os alunos do Pré ao 9º ano participaram de uma palestra com a professora Suzana Barbosa, que abordou questões como: o lixo que produzimos, o destino correto do mesmo e os 5Rs da reciclagem (reduzir, reutilizar, recuperar, renovar e reciclar). Conforme a professora Suzana, pequenas ações fazem grande diferença na preservação do nosso meio ambiente.

Ao final das palestras, as turmas foram desafiadas a pensarem em ações de gentileza para o ambiente escolar, que deverão ser desenvolvidas até o dia 12/06. As próximas semanas prometem muita movimentação na Escola 25 de Julho!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Feirinha de Gentilezas

 “Gentileza: fonte inspiradora no ano de 2015, para continuar a caminhada respeitando a diversidade do ser humano.”

Na noite do dia 18/05 ocorreu a Feirinha de Gentilezas. O evento reuniu alunos, familiares, professores, funcionários da escola e da Secretaria Municipal de Educação para vivenciar ações de gentileza. Na ocasião, foram compartilhadas algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas na escola sobre o tema.

As ações de gentileza já iniciaram no convite para o evento, que foi pensado e produzido pelos alunos e professores dos 3ºs e 5ºs anos. Essas turmas também ficaram responsáveis pela organização e divulgação da Campanha de Arrecadação de Alimentos, que serão entregues à Assistência Social do município. Ao todo, foram arrecadados 280 quilos de alimentos.

As surpresas começaram logo na entrada, onde os visitantes foram recepcionados com a declamação de poemas dos alunos do projeto da Confraria da Arte e Literatura. No caminho até a quadra, havia exposição de trabalhos produzidos pelos alunos: varais de gentilezas (s anos), maquetes (3º ano A), placas com as palavras mágicas (6ºano)...

Na quadra, um vídeo com desenhos dos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais sobre o tema Gentileza acolhia a todos antes da atração final da noite: a peça de teatro “O menino da caixa de sapatos”, da 2por2 Produtora.

Representantes da turma do 2º ano, juntamente com a professora, falaram um pouco sobre o profeta Gentileza, que inspirou a música tema da escola desse ano (Gentileza, da cantora Marisa Monte).

A Feirinha de Gentilezas foi uma das atividades previstas no Projeto do ano da Escola. Desde o início do ano letivo, todas as turmas estão se mobilizando na realização de trabalhos sobre o tema Gentileza. Muitas ações e reflexões já foram realizadas pelos alunos e professores e muitas ainda serão feitas até o final do ano. Ainda nesse semestre, dentre as ações que já estão programadas podemos citar: palestra com os profissionais do Ceami "Gentileza e Meio Ambiente"; relato das visitas dos 3ºs anos ao Lar de Idosos e ao Lar das Crianças; relato da visita dos 5ºs anos à Aldeia Indígena; visita da Tribo Kaingang à nossa Escola.

Na saída, mais uma vez, os participantes foram surpreendidos com a entrega de pequenas mensagens poéticas dos alunos dos 4ºs anos e pelas mensagens que puderam ser levadas para casa dos varais dos 2ºs anos. Outra inovação do evento foi que o cerimonial foi realizado pelos alunos do 7º ano B.

Com a quadra lotada, a Feirinha de Gentilezas teve uma grande participação da comunidade escolar. A Escola 25 de Julho, espera poder estar contribuindo com a propagação de bons valores na comunidade e inspirando cada vez mais atos de gentileza em nosso município!