Projetos

TURMAS EM CONSTRUÇÃO
Esse projeto tem por objetivo primordial incentivar a formação de um grupo unido em cada turma. Esse grupo deve junto procurar melhorar sua aprendizagem, sua conduta, sua responsabilidade, o convívio. Alguns critérios, como uso do uniforme, o zelo pela limpeza da sala de aula, pela separação do lixo, a participação dos pais nas reuniões da escola, além da postura com relação aos colegas e aos professores são observados semanalmente. Ao final de cada trimestre, é feita uma aferição das pontuações e as turmas são premiadas de acordo com seu desempenho.

HORA DO CONTO
Nesse projeto, os alunos do Pré B ao 5º ano participarão de um hora do conto, em que uma professora contará histórias literárias aos alunos de forma lúdica. Cada turma terá um horário semanal para participar desse momento riquíssimo para o desenvolvimento da imaginação, da capacidade de ouvir, do gosto pela leitura. Para esse momento, as turmas serão divididas. Enquanto alguns alunos participam da hora do conto, outros permanecem em sala de aula com sua professora. Ela utilizará esses momentos para aprimorar com seus alunos habilidades e competências que ainda precisam ser reforçadas. A professora da turma e a da hora do conto cuidarão para que todos os alunos participem de ambos os momentos.

SEMANA DA RECONSTRUÇÃO
Nas séries finais, os alunos, no meio de cada trimestre, participam por três dias de um momento de retomada de conteúdos, habilidades e competências ainda não bem compreendidos ou desenvolvidos. Os alunos que apresentam dificuldades permanecem na escola com os professores das respectivas disciplinas. Os alunos, cuja aprendizagem acompanha o esperado, participam, nesses dias, de outras atividades sobre temas específicos. Em 2013, serão desenvolvidos os temas: teatro, filmes curtas-metragens, além do Desfile Cívico de 07 de Setembro.
A Escola opta por essa forma de organização para que os alunos que necessitam retomar conteúdos possam participar de aulas com reduzido número de alunos.

LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM
A escola oferece os laboratórios de aprendizagem aos alunos que ainda apresentem alguma dificuldade de aprendizagem ou que precisam desenvolver melhor alguma habilidade ou competência específica. Essas aulas ocorrem sempre no turno contrário ao das aulas regulares. Aos alunos das séries iniciais são oferecidos aproximadamente dois períodos semanais de atividades diversificadas e abrangentes. Para os alunos das séries finais são oferecidos Laboratórios de Língua Portuguesa e de Matemática com duração de dois períodos semanais. Durante essas aulas são realizadas atividades que desenvolvem principalmente habilidades e competências como a interpretação e a produção de textos e o raciocínio lógico-matemático. Os alunos que participam desse projeto são indicados por seus professores a partir de observações feitas no decorrer das aulas e dos resultados nas avaliações.

REFORÇO DE MATEMÁTICA
Neste ano, a escola oferecerá às turmas de 7ª e 8ª série aulas extras de Matemática para complementar e aprofundar conteúdos da disciplina de Matemática, além de sanar eventuais lacunas que tenham surgido nos anos anteriores. As aulas ocorrerão no turno contrário ao das aulas regulares. Cada turma terá duas horas aula semanais.

ESCRITA CRIATIVA PARA A 8ª SÉRIE
Aos alunos das oitavas séries será oferecida a oportunidade de participar de duas horas semanais de uma oficina de escrita criativa. Esse projeto tem com o principal objetivo desenvolver a habilidade de produção dos mais diferentes gêneros textuais.

MONITORIA
Nesse projeto, os alunos de séries finais retomam conteúdos com os próprios colegas. Haverá, em cada turma, um aluno representante para ser o monitor das aulas. Esse aluno vem à escola todas as quartas-feiras à tarde para realizar com colegas interessados em realizar as atividades selecionadas e preparadas pelos professores. A cada semana serão revistos conteúdos de uma disciplina diferente. Os alunos podem participar da monitoria na modalidade presencial, quando os alunos vêm para a escola por duas horas aula ou na modalidade à distância. Nessa modalidade, os alunos realizam as atividades pela Internet, através do programa Moodle. A professora de informática acompanha os alunos nesse momento.

GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio Estudantil Escola 25 de Julho foi fundado em 2009. Essa agremiação é uma organização dos alunos que promove atividades para seus pares. Entre outras atividades, o grêmio da escola traz diariamente músicas para serem escutadas, através da rádio da escola, no recreio, tanto da manhã quanto da tarde. Além disso, realizou em 2012 o Halloween da escola. Essa comemoração também pretende ser realizada neste ano. Em 2013, o grêmio também desenvolverá um projeto voltado para despertar o gosto da leitura nos alunos.

LEITURAS DO COTIDIANO
No início das aulas de História, os alunos escutam a leitura de um texto. Esses textos trazem referências a situações do cotidiano. A professora de História, Fabíola, lê o texto para os alunos e, em seguida, os convida para fazer pequenas reflexões. São abordadas questões sobre o título, a mensagem principal, a opinião sobre o texto, a influência sobre os alunos, o motivo da escolha pela professora. Ao final de cada trimestre, os alunos devem entregar à professora um relatório sobre os textos escutados. Esse projeto tem por principais objetivos o desenvolvimento da capacidade de ouvir e também a de refletir sobre alguma situação e formular opiniões. Além das leituras do Cotidiano, os alunos estão desenvolvendo um Jornal Mural. Nesse é feita uma seleção de notícias (internacionais, nacionais e municipais) relacionadas à economia, à sociedade, ao esporte e à cultura. As notícias são expostas semanalmente em um mural da escola.

LÍNGUA ALEMÃ PARA 7ª E 8ª SÉRIE
Os alunos têm aulas de Língua Alemã no currículo da pré-escola até o 7º ano. No 8º e 9º ano, os alunos interessados em continuar aprendendo esse idioma podem frequentar aulas no turno contrário. São duas horas aula semanais. Ao final do 9º ano, os alunos participam de uma prova de proficiência de Língua, reconhecida pelo governo alemão, que certifica conhecimentos básicos do idioma.

PROJETO PÁTIO LIMPO E PLÁSTICOS SUZUKI
Nesse projeto, pretende-se desenvolver a consciência ecológica e ambiental nos alunos, bem com o princípio da corresponsabilidade. As turmas serão convidadas a verificar, a cada quinzena, como está a limpeza do pátio da escola, quais são os objetos encontrados, além de debater quais motivos trouxeram esses objetos até o pátio e qual seria o local apropriado para eles. Junto com essa ação, a escola também arrecadará sacos plásticos e sacolas e mercado. Essas embalagens serão entregues ao Supermercado Ivoti, que em parceria com a empresa Plásticos Suzuki, transformará esse “lixo” em objetos úteis no nosso dia a dia, como bancos e floreiras.

PROJETO DE LEITURA
A escola 25 de Julho trabalha cada ano com um tema central e gerador. Em 2013, nosso tema é 25 de Julho, preparando sementes de leitores de mundo. Ao longo do ano, serão desenvolvidas diversas ações voltadas para despertar o gosto pela leitura, não somente de livros, mas para a leitura das mais diversas fontes. A leitura é um processo contínuo de aprendizagem. Oportunizar diferentes formas de leitura estimula a busca de fontes inesgotáveis de possíveis respostas para suas dúvidas e atualizações. Ler é sinônimo de pensar. Portanto, ao lermos desenvolvemos a reflexão, que por sua vez, permite construir a compreensão de nós e do mundo.
Na leitura popular, é preciso recordar que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e que a leitura da palavra implica sempre na continuidade da leitura do mundo (Paulo Freire).

MUSICALIZAÇÃO
Os alunos de séries iniciais podem, no contra turno, participar do Coral da escola e do Grupo de Flautas. Nesses espaços, os alunos têm um contato maior com a música, desenvolvendo sua habilidade vocal e também aprendendo a tocar um instrumento. A música, como linguagem universal, considerada ciência e arte, contribui para o desenvolvimento integral da criança, melhorando os aspectos de atenção, criatividade e bom senso.

BANDA MARCIAL
Aos alunos da escola é oferecida a oportunidade de participar da Banda Marcial da escola. Nesse espaço, as crianças aprendem a tocar um instrumento musical e também a adotar a postura esperada para esse tipo de banda. Os ensaios ocorrem todas as terças-feiras e as quartas-feiras, das 17h15min às 18h15min. Esse grupo apresenta-se em diferentes espaços do município e também nos eventos da escola. O professor gostaria de contar também com alunos maiores, das séries finais.

DE BEM COM A VIDA (Tema norteador: Drogas)
Percebe-se que a comunidade escolar conhece pouco das iniciativas públicas e políticas envolvidas com a prevenção/combate às drogas, assim como conhece muito pouco a realidade que a permeia. O envolvimento das famílias precisa ser mais estimulado e elas devem ser chamadas à responsabilidade como educadores, em parceria com a escola, precisam ser mais orientadas, convocadas a participar e a assumir seu papel. Com esse intuito desenvolvemos com alunos do 7º ano até 8ª série um projeto sobre esse tema. 
Com este projeto pretendemos retomar este papel de agente informador, formador e de conexão entre a rede social dos alunos. Temos também como objetivos:
  • Discutir com os alunos os fatores de risco e proteção na sua rede social, fomentando a criticidade quanto às suas escolhas;
  • Informar sobre os efeitos das drogas e dados epidemiológicos da nossa região;
  • Promover o aumento do nível de proteção da rede social dos alunos;
  • Questionar valores culturais relativos ao consumo de álcool nas famílias;
Temos como apoio o material da SENAD (Secretaria Nacional de políticas sobre Drogas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário